terça-feira, 17 de novembro de 2015

Somos Familia

"É preciso revigorar a consciência de que somos uma única família humana. Não há fronteiras nem barreiras políticas ou sociais que permitam isolar-nos e, por isso mesmo, também não há espaço para a globalização da indiferença."Papa Francisco em sua carta encíclica, Laudato Si’


"Deus é Família de amor eterno no Pai, no Filho e no Espírito Santo. O Papa Francisco nos ensina que toda criação é tecida por uma estrutura familiar, desde a partir das galáxias até as microestruturas do universo. Todos os seres vivos nascem, crescem, vivem e convivem numa estrutura familiar. Neste sentido, a família humana aparece como a visibilidade encarnada do próprio ser e existir de Deus. Tudo o que existe tem uma estrutura familiar porque o autor e criador de tudo é, antes de qualquer coisa, família.

A Bíblia passa a mensagem de que a família é o grande bem de Deus e dos homens. A Igreja a declara o santuário da vida, a escola dos valores, a Igreja doméstica, o berço da existência e o lugar prioritário da educação e da evangelização. Por ela passa o futuro da vida, da sociedade, da Igreja e da própria humanidade.

A história mesmo mostra que sempre que a família foi questionada em seu valor fundamental como a célula e a fonte básica do amor e da vida, as pessoas adoeceram, a estrutura das relações afetivas, psíquicas e espirituais se debilitou, a solidez da sociedade se arruinou e as próprias civilizações desapareceram.

Questionar, portanto, a família em sua estrutura de amor entre homem e mulher, pais e filhos, é ir contra a vida, contra a sadia convivência humana e o próprio futuro do mundo.
(...)

Todos pertencemos a grande família de Deus e somos orientados para viver em plenitude na casa do Pai, a eternidade."

Pe. Evaristo Debiase (Fonte: AIS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário